A beleza da juventude masculina no olhar de Didio

Victor Menezes e I. Faria, em foto do Didio, celebrando a beleza do homem carioca, em editorial realizado no Rio, em março de 2014

O Brasil é um país de homens lindos. E, felizmente, temos um fotógrafo especialista em descobrir, explorar e espalhar essa beleza para o mundo. Reconhecido internacionalmente, faminto por uma boa foto e apaixonado pela juventude masculina, há mais de 20 anos Didio nos inspira com imagens — naturalistas, sem artificialismos, masculinas e que captam a essência — dos modelos mais lindos do Brasil. Apesar de ser um fotógrafo de moda, a roupa tem um papel completamente secundário em seu trabalho. O foco é sempre o modelo, sua personalidade, atitude e espontaneidade.

É uma rotina incansável: semanalmente, Antônio Bezerra, seu nome de batismo, casado há 18 anos com o booker  Alex Dugacsek e pai do Baco (um schnauzer de 17 aninhos que adora ser fotografado; ele posa!), conhece, conversa — muito, já que, pra ele, conhecer a pessoa, com todos seus vícios e virtudes (da vida ou da profissão) é parte fundamental do processo — e fotografa aspirantes a modelos, conhecidos como new faces, alguns dos quais seguem bem-sucedidas carreiras internacionais no difícil universo da moda masculina. Foi assim com Diego Fragoso, André Bona, Lucas Cristino, Ricardo Figueiredo, Caio Cesar, Danilo Borgato. Sem falar que TODOS os top models já foram fotografados por Didio: Marcelo Boldrini, Alvaro Jacomosi, Anderson Dorneles, Bruno Santos, Rômulo Pires, Rafael Verga, Alexandre Verga, Alex Schutz, Douglas Nietzke, Fernando Fernades, Thomas De Oliveira, Edilson Do Nascimento, Carlos Freire, you name it.

Seu livro, Through My Eyes, publicado pela editora alemã Bruno Gmünder em 2010, está esgotado. Já a edição especial Boys From Brazil (só com fotos Didio), publicado pela revista britânica de moda masculina Client em 2013 (para a qual ele colabora, e você pode conferir um tributo para o Gianni Versace, aqui), ainda pode ser comprada por 12 libras esterlinas. Mas, pelos seus site  e perfil no Insta, a gente consegue acompanhar, dia a dia, as fotos publicadas em revistas como a espanhola Hercules, e os sites Models.com e Ftape.com. E como a gente suspira.

VEJA MAIS


shoichi.simonde@gmail.com