Fondazione Prada: Quando uma ex-comunista cria uma das mais belas instituições de arte privadas do mundo

Largo Isarco 2

na esquina com a Via Orobia

Metrô Lodi T.i.b.b.

Pegue a saída P.le Lodi / V.le Isonzo

39 (0) 2 / 5666-2611

Preço do ingresso: € 10

O ingresso à Fondazione garante o acesso ao Osservatorio da Galleria Vittorio Emanuele em até sete dias depois de sua visita ao Largo Isarco

Aceita todos os cartões de crédito.

Segunda-feira:

Das 10h às 19h

Terça-feira:

Fecha

Quarta a sexta:

Das 10h às 19h

Sábado:

Das 10h às 20h

Domingo:

Das 10h às 19h

A bilheteria fecha uma hora antes do fechamento da fondazione.

A fundação existe desde 1993

Mas a sede da Fondazione Prada em Largo Isarco só foi inaugurada em maio de 2015

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Durante toda a sua visita, deixe o ingresso no bolso, com acesso fácil, pois ele será pedido em cada um dos 10 pavilhões, de todos os formatos imagináveis, espalhados nos 19 mil metros quadrados (duas vezes maior que o novo Whitney do Renzo Piano em Nova York) que formam a Fondazione Prada, o maior espaço dedicado à arte contemporânea de Milão (incrivelmente, a mais internacional — e rica — das cidades italianas e uma das capitais mundiais da moda e do design  não tinha nada parecido; só o HangarBicocca, da Pirelli, do outro lado da cidade com 15 mil metros quadrados). Fundada em 1993 (a fundação) mas com a sede inaugurada apenas em maio de 2015, ela é resultado do recente interesse por arte da herdeira-que-nunca-quis-ser-estilista  que se tornou um dos maiores nomes da indústria (o grupo Prada — Prada, Miu Miu, Church’s, Car Shoe e Pasticceria Marchesi — tem hoje faturamento anual de mais de € 3,5 bilhões). Mas a resistência de Miuccia Prada de entrar para a moda, assumindo, em 1978, a marca criada por seu avô na Milão de 1913 (assim como o desconforto que ela sente em comprar arte, gesto que ela acha nada nobre) tem tudo a ver com sua formação. Ela é doutora em ciências políticas pela Universidade de Milão, foi aluna de pantomima, feminista e filiada ao Partido Comunista (cujos panfletos ela distribuía vestida de Yves Saint-Laurent); e até hoje, a inventora do vintage  nos anos 1990, não usa maquiagem. Por isso, diferentemente da Fondation Louis Vuitton em Paris {você confere nossa matéria exclusiva, clicando aqui}, não espere encontrar nenhuma alusão ao logotipo da marca — ou sequer à moda — em qualquer canto da Fondazione. O maior medo de Miuccia e de seu marido Patrizio Bertelli, que só a partir de 1993 passaram a comprar obras de arte, é o da vulgaridade, o de público achar que a proposta da instituição seja vender bolsas.

E a relação próxima de Prada com o starchitect  holandês Rem Koolhas, autor do projeto da Fondazione, também reflete esses valores e não é nova: é de seu escritório, o OMA, as lindas lojas da marca no SoHo, em Nova York, projeto de 2001 (me lembro na época de viajar para lá ansioso para conhecer a loja); na Rodeo Drive, em Los Angeles, de 2004; da cenografia dos desfiles masculinos e femininos há muitos anos; além de alguns projetos para lookbooks  e exposições e eventos que a Fondazione Prada vem organizando nesses últimos 25 anos sem sede própria, ocupando galpões abandonados, igrejas inutilizadas, trazendo não só exposições individuais de artistas como Anish Kapoor e Michael Heizer para o público italiano pela primeira vez (foram mais de 20 exposições solo de artistas convidados), mas também promovendo conferências sobre filosofia contemporânea, design  e arquitetura, e iniciativas relacionadas ao cinema, em Milão, Londres, Paris e Seul. Eventos que agora podem ser realizados no incrível cinema próprio que ocupa o coração do terreno da destilaria de gim dos anos 1910, instalada numa zona industrial ao sudeste de Milão — um lugar meio sujo, nada bonito e cheio de chineses que não falam um ciao  em italiano —, o Largo Isarco, ao lado de trilhas de trem.

O projeto arquitetônico também surpreende, por não ser “nem uma arquitetura de preservação nem uma nova arquitetura, tão focada na expressão da individualidade dos arquitetos”, nas palavras de Koolhas, e nem seguir a linha white cube. O fato de nenhum pavilhão ser igual ao outro — sete são restaurados, três são novos; tem um que é vertical e estreito, outro horizontal e amplo (e os volumes originais foram mantidos); ora você vai estar no alto, ora no subsolo; no escuro ou iluminado pela luz do dia; coberto ou ao ar livre; exposição permanente vs.  temporárias + obras site-specific; no branco, no preto, no prata, no ouro — desestabiliza e desafia nossa percepção tanto das obras quanto da arquitetura em si. É realmente um projeto único, diferente de tudo o que você já viu. Isso porque a Torre, um bloco monolítico de nove andares, que vai alterar a paisagem da região, ainda não foi inaugurado; e é lá que vai ficar o acervo permanente da coleção da Prada formada por quase 900 obras de arte, principalmente dos anos 1950 até hoje. E não deixe de visitar os banheiros (não tem um igual ao outro e você vai se sentir no futuro) e tomar um espresso  ou comer um picolé vintage  no Bar Luce, o café de decoração lúdica idealizado pelo cineasta Wes Anderson (a gente se sente em um de seus filmes). E não precisa de ingresso para acessar o bar, o cinema ou a biblioteca.

Uma destilaria de gim dos anos 1910 é o cenário para a Fondazione Prada, que existe desde 1993, mas só inaugurou a sede que permite que o público tenha acesso às suas obras em 2015. Imagem: Shoichi IwashitaA instituição fica em frente aos trilhos de trem numa região industrial na periferia de Milão. Imagem: Shoichi Iwashita A Hounted House, a Casa Assombrada, uma torre de quatro andares folheada a ouro 24 quilates é onde ficam obras do acervo permanente, de artistas como Louise Bourgeois e Robert Gober. Imagem: Shoichi Iwashita fondazione-prada-milano-milao-largo-isarco-rem-koolhas-museus-o-que-fazer-arte-contemporanea-700-13À esquerda, o pavilhão onde ficam a Biblioteca e o Bar Luce; à direita, o Podium e a Hounted House. Imagem: Reprodução Apesar de não ter mexido nos volumes originais dos sete pavilhões antigos, os acabamentos no interior são de materiais diversos e acabamentos impecáveis. Um prato cheio para amantes de arquitetura. Imagem: Shoichi Iwashita No fundo do terreno, está o Deposito. Imagem: Shoichi Iwashita À esquerda, a Cisterna, espaço para exposições temporárias; à direita, o cinema com portas dobráveis que se abre para o pátio. Imagem: Shoichi Iwashita O pátio coberto que conecta o pavilhão Sud à Haunted House. Imagem: Shoichi Iwashita O Podium, o espaço para exposições temporárias com amplas janelas para o exterior e um belo projeto de iluminação. Imagem: Shoichi Iwashita Mais um canto do Podium. Imagem: Shoichi Iwashita Na Via Brembo, que leva à Fondazione, outdoors mostram que você está chegando na caminhada de dez minutos entre a estação de metrô e a instituição. Imagem: Shoichi Iwashita A área entre o Cinema e o Podium. Imagem: Shoichi Iwashita fondazione-prada-milano-milao-largo-isarco-rem-koolhas-museus-o-que-fazer-arte-contemporanea-700-12Um dos banheiros. Imagem: Shoichi Iwashita

OUTROS ESPAÇOS CULTURAIS DA FUNDAÇÃO PRADA

fondazione-prada-milano-milao-largo-isarco-rem-koolhas-museus-o-que-fazer-arte-contemporanea-700-14Além da Fondazione  em Milão, a Prada mantém mais dois espaços culturais na Itália: o Ca’Corner della Regina (foto acima), um palazzo  histórico do século 18, no Gran Canale, em Veneza, inaugurado em 2011, onde promove exposições coletivas; e também o Osservatorio, um galeria dedicada à fotografia que ocupa alguns salões nos quinto e sexto andares da Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão, onde fica a primeira a loja da marca, inaugurada em 1913.

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shoichi.simonde@gmail.com