Qual a diferença entre Grã-Bretanha e Reino Unido? E por que tem bretões da França?
“What’s the ‘bloody’ difference between Great-Britain and the United Kingdom?” De uma forma extremamente ‘britânica’ e grosseira, a frase pergunta o que mesmo muitos ingleses não sabem responder. Mas é bem simples. A Grã-Bretanha é o nome da ilha maior e os três países que a compõem: Inglaterra (England), Gales (Wales) e Escócia (Scotland). Reino Unido (United Kingdom) é a Grã-Bretanha + a Irlanda do Norte, que divide a outra ilha com a Irlanda – que se tornou independente do Reino em 1922 por conflitos religiosos (a Irlanda é católica e o Reino Unido, protestante). Tanto é que o nome oficial da nação é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.
E não podemos esquecer que o Reino Unido (do tamanho do estado de São Paulo) já chegou a dominar um quarto do planeta no século 15. Os movimentos de independência do início do século 20 foram diminuindo o controle do Império, mas não a sua influência. A maioria das ex-colônias (entre elas Canadá, Austrália, Nova Zelândia e Índia) aceitou o convite de permanecerem associadas ao Reino Unido, no acordo nomeado Commonwealth ou Comunidade Britânica. Ao fazerem parte do grupo, os países associados desenvolvem sistemas de educação e justiça semelhantes e desfrutam de facilidades em acordos comerciais e investimentos.
E não confunda Grã-Bretanha com a “Pequena Bretanha” (ou Bretagne), região no norte da França, pertinho da Grã-Bretanha, e que leva esse nome porque os bretões — o povo da Grã-Bretanha — cruzaram o Canal da Mancha e lá se estabeleceram quando ocorreu a invasão dos saxões em sua ilha. Saiba mais sobre essa história, clicando aqui.
Muito obrigado pela explicação, bem clara e objetiva.