Cha Cha: Um Charlô à la Nova York, aberto o dia todo e com ótimas sobremesas
Os paulistanos na faixa dos 40 anos de idade lembram-se do Charlô Whately não só como o nome por trás do Bistrô Charlô, o bom e longevo restaurante na Barão de Capanema nos Jardins, mas também do homem bem nascido e de olhos azuis que acabara de voltar de Paris e começou a vender sob encomenda incríveis patês à la française e que se tornou o banqueteiro de algumas das festas mais elegantes de São Paulo. E o Cha Cha, delicatessen que abriu a uma quadra da parte mais corporativa da Faria Lima (estrategicamente a 150 metros dos escritórios de Google, Yahoo, Facebook e Instagram), não poderia ser mais diferente do que o Charlô representa no nosso imaginário. Menos Paris, mais Nova York; menos pompa, mais praticidade (e uma delicatessen, no sentido americano da palavra, com preço de restaurante; por isso, vá pelo almoço executivo a R$ 62 + serviço de 10%, com saladinha + prato + sobremesa).
Aberto todos os dias das 7h às 20h e sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 18h (uma pena não fechar à meia-noite ou ser 24 horas), o Cha Cha oferece não só comidinhas e pratos bem preparados e saudáveis (de sanduíches, omeletes e quiches a peixes com guarnições a escolher; só senti falta de mais opções vegetarianas ou veganas), mas também saladas frescas (abobrinha, brócolis com abóbora, grão de bico com bacalhau) que você pode pegar tanto na geladeira em porções individuais ao estilo grab-and-go quanto pedir no balcão ou na mesa para comer lá mesmo. O que é um prazer: no térreo de um edifício comercial, tem manobrista na porta (a R$ 23), pé-direito alto com uma enorme parede de vidro (ou seja, muita luz natural), mesas comunitárias ou individuais com cadeiras e sofá, e ainda um balcão de bancos altos com vista para a rua, único lugar com tomadas para conectar os gadgets (eles deveriam ter previsto tomadas em todas as mesas, né, já que é um lugar perfeito para fazer reuniões fora do escritório ou tomar um café — grãos Suplicy — e trabalhar).
E se tudo deveria ter pensado para ser o mais rápido possível (ainda mais numa região onde as pessoas estão sempre correndo), a velocidade do serviço tanto no café da manhã (incluindo quando a casa está vazia) quanto no almoço pode decepcionar. Por isso, se estiver com pressa, é melhor comprar para levar. Em compensação, as sobremesas do Cha Cha são um dos pontos altos: se o bolo de amendoim (com pedacinhos de amendoim na massa) com doce de leite é bom, o cheesecake (servido do jeito que eu gosto, com a calda num potinho à parte; eu gosto mais da massa do que das caldas) e a torta americana (uma torta densa de mousse de chocolate) são algumas das mais bem preparadas sobremesas da cidade. Essas, sim, herança do Charlô que vendia patês mas que começou a vender um simples mas incrível bolo de nozes lá nos anos 1980.
Na geladeira, ficam saladas, iogurtes e sanduíches que você pode pedir para esquentar para comer lá mesmo. Imagem: Shoichi IwashitaSão dois ambientes amplos neste salão com pé-direito alto e amplas janelas. Imagem: Shoichi IwashitaDeste balcão saem os cafés, preparados com grãos das fazendas Suplicy, e drinques para o happy hour que tem de acabar cedo: às 20h. Imagem: Shoichi IwashitaO balcão com as sobremesas, à esquerda, e o das saladas, à direita. Imagem: Shoichi IwashitaAs saladas vêm em cumbuquinhas. Aqui, abóbora, brócolis e nozes. Imagem: Shoichi IwashitaOutra opção é a de rúcula com figo, gorgonzola e mel. Imagem: Shoichi IwashitaPara o prato principal, você escolhe uma carne, que pode ser frango assado, pernil, bacalhau, robalo, cupim ou filé mignon e uma ou duas guarnições. No meu prato, robalo com pupunha grelhada e farofa crocante de Araçatuba. Imagem: Shoichi Iwashita
Um dos bolos da casa: amendoim com doce de leite. Muito bem feito, mas perdeu quando eu experimentei…… a torta americana, uma torta densa de mousse de chocolate, que é imperdível, assim como o cheesecake. Imagem: Shoichi Iwashita
Além dos pratos e bolos, o Cha Cha também tem salgados e pequenas porções para compartilhar. Imagem: Shoichi Iwashita