El Ateneo Grand Splendid
A Ateneo Gran Splendid é uma livraria única. Ocupa um edifício que já foi um híbrido de teatro, cabaré, cinema (um dos primeiros cinemas de Buenos Aires a exibirem filmes sonorizados) e estúdio para as gravações de Carlos Gardel, o maior representante do tango argentino. No térreo de um edifício residencial, o Grand Splendid era “uma catedral das artes cênicas”, como diria seu idealizador austríaco, Max Glücksmann, que a fundou em 1919.
Considerada a maior livraria da América Latina, a Grand Splendid possui mais de 120 mil títulos de livros, 10 mil CDs, o que a torna um ótimo lugar para encontrar TODOS os livros de seus autores espanhóis e latino-americanos preferidos em seu idioma original. Possui também grande quantidade e bons títulos em inglês e francês, além de uma ótima seção de música clássica.
E não deixe de aproveitar os antigos camarotes próximos ao palco que foram transformados em confortáveis locais de leitura, e de tomar um café no palco (eles mantiveram e restauraram as cortinas de cor escarlate e toda a estrutura iluminotécnica), onde Carlos Gardel cantou muitas vezes.
Pode parecer um pecado utilizar um edifício projetado para um fim de outra maneira, mas o teatro entrou em decadência (ficou fechado por muitos anos) até ser alugado pelo Grupo ILHSA — dono da rede de livrarias e editora El Ateneo e Yenny —, a arquitetura foi mantida e trocar artes cênicas por livros não é um “rebaixamento” de sua função cultural. E o resultado é incrível e inspirador. E como ela só fecha à meia-noite às sextas e sábados, uma visita à livraria é um programa perfeito pós-jantar-pré-noitada nos fins de semana. :- )