Princi Londres, o espírito de Milão – com pizza e espresso – no coração do SoHo
A Princi do SoHo londrino (única filial da rede fora de Milão) segue a mesma identidade da Princi da Piazza XXV Aprile antes da reforma de 2014, assinada pelo arquiteto Claudio Silvestrin (que projetou dezenas de lojas Giorgio Armani pelo mundo e é colaborador da Boffi), e que fez a fama da padaria mais saborosa, contemporânea e elegante da Itália: pedras em tons de bege e cinza não polidas, a disposição dos pães em aberturas retangulares na parede, os totens de pedra para apoio, poltronas de couro, o staff todo italiano (simpático ou lindo, ou ambos), fornos à mostra, uma fonte de 15 metros de comprimento numa das paredes.
Misto de panetteria, pasticceria, caffè, pizzeria e bar para o aperitivo tão milanese, o melhor da Princi londrina — além do horário de funcionamento, aberto das 8h à meia-noite de segunda a sábado (perfeito para aquele dia em que você não tem reservas para restaurantes e quer chegar e comer) —, é que você tem a opção do serviço self-service (pagar no balcão, se servir e sentar-se na mesa comunitária, como em Milão), mas também pode ser atendido na mesa (minha opção preferida), no salão à esquerda da entrada, que conta com várias mesas e window-seats, um balcão virado para rua para aqueles que curtem people-watching. Como eles não aceitam reservas, o melhor a fazer é evitar os horários de pico, indo à tarde ou tarde da noite para chegar, esperar só um pouquinho e sentar (já no serviço de balcão, o ruim é que se você quiser tomar um café ou um doce depois de comer, vai ter de se levantar, pegar fila, esperar e, se estiver sozinho, as chances são grandes de você não encontrar mais seu lugar na mesa).
No cardápio, como a gastronomia italiana em geral, nada de invencionices. Apenas ingredientes frescos, simples e cheios de sabor em formas de saladas (da Caprese feita com o melhor Bocconcini italiano, que é a muçarela de bufála em bolas), e receitas clássicas de massas, pizze, focaccie, além de todos os pães e doces; com várias opções vegetarianas e uma carta de vinhos italianos servidos em vários tamanhos: 175 ml, 500 ml ou 750 ml. A Princi também é ótima para café da manhã: tem ovos orgânicos preparados de várias maneiras (incluindo uma omelete com Grana Padano), salada de frutas, granola com iogurte, muitos pães, sem falar no French toast feito com panettone, que acompanha frutas vermelhas e iogurte feito na casa.
A fachada da filian londrina da Princi, que é uma vitrine para ver e ser visto. Imagem: Divulgação
Passando a porta de entrada é por aqui que você deve ir para ser atendido na mesa. Imagem: Divulgação
O balcão repleto de delícias para escolher, pagar e comer na mesa comunitária. Imagem: Divulgação
Só cuidado com o tamanho das porções, sempre bem servidas. Não dá pra comer esses antipasti e depois ainda comer a pizza ou a massa alla carbonara e a sobremesa. Imagem: Shoichi Iwashita