O que você está buscando?

Qual a diferença entre sidra e cidra? E o que a erva-cidreira tem a ver com elas?

Sidra e cidra são coisas completamente diferentes. Sidra-com-s é a bebida alcoólica produzida a partir do suco fermentado da maçã, a Malus domestica (mas não dessa maçã docinha que a gente come, e sim de uma mais bem amarga, ácida e tânica, ou seja, nada  agradável na boca; lembre-se de que são centenas as variedades de maçã no mundo, já que elas têm um DNA mais complexo que o nosso: são 57 mil genes contra os nossos 25 mil…).

Já a cidra-com-c é o fruto da cidreira (Citrus medica), um ancestral grande e ácido do limão (Citrus limonum), proveniente do Sudeste Asiático, que tem uma entrecasca (aquela parte branca entre a casca e a polpa) bastante espessa, que é utilizada para fazer compotas (como a polpa da cidra é pequena, ressecada e não tem muito sabor, ela é descartada).
 

Quer acompanhar viagens pelos hotéis, restaurantes e destinos mais incríveis — e caros — do mundo, conferindo todas as dicas sobre como aproveitar o melhor de cada lugar? É só acessar o perfil @iwashitashoichi no Instagram, clicando aqui.

SIDRA, CIDER, CIDRE

Mas a confusão é compreensível, já que tanto em inglês quanto em francês, o nome da bebida é escrito com “c”: hard cider*, em inglês, e cidre, no idioma dos Luíses. Já a fruta cidra é, em inglês, citron, que por sua vez é limão em francês; e cidra é cédrat. Por isso, na hora de escrever o nome da bebida alcoólica feita com suco de maçã, em português, não se esqueça de escrever sempre com “s”. Em inglês e francês, vá pelo “c”. * Nos Estados Unidos, cider é suco de maçã não filtrado. A sidra é chamada de hard cider para diferenciação.

sidra-ou-cidra-qual-a-diferenca-como-escrever-1200-1

Isso é cidra.

SE A ÁRVORE QUE DÁ A CIDRA É A CIDREIRA, QUAL A RELAÇÃO COM A ERVA-CIDREIRA E O CAPIM-CIDREIRA?

A única coisa comum é que todos eles fazem parte do Reino das Plantas. E só. A erva-cidreira, também conhecida como melissa (Melissa officinalis), é da família da menta e da hortelã. Já o capim-cidreira — que tampouco tem a ver com a erva-cidreira —, nativo da Índia e famoso por aqui como capim-santo, tem como nome científico Cymbopogon citratus. Ou seja, nada que ver com a cidra-Citrus-medica.

LEIA TAMBÉM:

— Breizh Café Paris: crêpes, galettes e sidra típicos da Bretagne no coração do Marais

— Qual a relação entre a Bretanha francesa e a Grã-Bretanha? E a diferença entre bretões, britanos e britânicos?

— Cannolo: O doce fálico e recheado inventado nos haréns que se tornou o símbolo doce da Sicília

Arte-Banner-Instagram-Divulgacao-10
Shoichi Iwashita

Compulsivo por informação e colecionador de moleskines com anotações de viagens e restaurantes, Shoichi Iwashita se dedica a compartilhar seu repertório através das matérias que escreve para a Simonde e revistas como Robb Report Brasil, TOP Destinos, The Traveller, Luxury Travel e Unquiet.

Este post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário
Seu endereço de email não será publicado junto com o comentário.