Ritz Jardins, ambiente aconchegante, comidinhas variadas e bem feitas e ótimos drinques
Eu nunca entendi por que quando você compra peito de peru nos supermercados de Nova York, a carne é branca como se fosse o do peito do peru de Natal, assado e fatiado, e aqui no Brasil, o único peito de peru que a gente encontra é esse embutido (como salsicha) e rosa (ou seja, nada natural, e ainda por cima cheio de sódio). Por isso eu adorava a Salada do Chefe do restaurante Ritz — opção perfeita para quem quer uma salada com proteína — que vinha sempre com o peito de peru assado e desfiado na salada, junto com a muçarela de búfala, o tomate, o ovo cozido, a maçã verde, as folhas e as azeitonas. Por um tempo, eles substituíram pelo peito de peru rosa industrializado e, agora, pela falta constante de peito de peru de verdade no mercado, o que completa a Salada do Chefe é um peito de frango marinado, feito na casa…
…Que também é a base de um clássico do serviço de quarto dos hotéis de todo o mundo: o ótimo Club Sandwich, molhadinho e bem montado (dá para comer com as mãos confortavelmente), com pancetta, alface romana, tomate e maionese feita in-da-house. E aí, você pode pedir com um acompanhamento, que pode ser fresh salad, batata frita, bolinho de arroz ou onion rings, já incluso no preço, ou dois acompanhamentos por R$ 8 a mais.
E se os hambúrgueres sempre foram os clássicos do Ritz, os sanduíches vêm para reforçar o conceito de comfort food do restaurante. Junto com o club, não deixe de provar o saboroso Sanduíche de Salmão Defumado com creme de wasabi (raiz forte), pickles de pepino, cebola roxa e dill.
Outra novidade é o Sua Escolha: você escolhe uma carne (hambúrguer, peito de frango, filé mignon), um molho (mostarda, gorgonzola e poivre) e um acompanhamento, que pode ser salada, purée de batata, legumes no vapor, linguine na manteiga. E assim, dá para montar um prato que não sai da dieta.
Mas, calma, os nossos pratos preferidos continuam lá, firmes e fortes e bem feitos: o Linguine Camarão e Abobrinha, o Penne Mediterrâneo (agora, você pode pedir os penne também na versão integral ou sem glúten), o Chicken Shiitake (que era prato de um dos dias da semana, entrou para o cardápio permanente), a Truta Grelhada Com Amendôas…
Apesar da espera por uma mesa nos horários de pico, há 35 anos, o Ritz Jardins (a matriz, já que ainda viriam as filiais do Itaim em 2000 e a do Shopping Iguatemi em 2011; as duas sem o mesmo charme da matriz), funciona como porto seguro para aqueles que querem comidinhas saborosas e bem executadas, tarde da noite, em um cardápio enxuto, variado e drinques muito bem feitos (peça qualquer coisa: uma caipiroska de lima de pérsia, um Negroni, um Cosmopolitan!). Entre os frequentadores do ambiente charmoso e aconchegante que a gente adora – decorado pelo artista plástico Wesley Duke Lee, que passou por uma modernização mas não perdeu a identidade – estão cantores, jornalistas, estilistas, fotógrafos e, à noite, muitos gays. Ou seja, nós.
Caso você queira substituir a sobremesa por algo leve, não deixe de beber os sucos de frutas da estação: são muito bons (aproveite a tangerina e a lima da pérsia em suas épocas).
A fachada da matriz do restaurante Ritz, na Alameda Franca, nos Jardins em São Paulo. Imagem: Shoichi Iwashita O ótimo Club Sandwich, acompanhado de bolinhos de arroz clássicos, na unidade Itaim do Ritz, na Rua Jerônimo da Veiga. Imagem: Shoichi Iwashita Sanduíche de Salmão Defumado, que vem com o sabor refrescante do wasabi, e faz boa companhia com a fresh salad e as batatas fritas. Imagem: Shoichi Iwashita
[nggallery id=3]