O que você está buscando?

Virtuoso: A associação de agências de turismo que oferece benefícios exclusivos para viajantes de luxo

Se o luxo é caro porque é exclusivo, raro e único, o que a Virtuoso conseguiu no mundo das viagens de luxo foi justamente conquistar uma escala global que permite oferecer a viajantes sofisticados benefícios exclusivos. Sua rede, presente em 50 países, conta hoje com 1.700 hotéis, cruzeiros e prestadores de serviços associados, e mais 1.000 agências e 12.500 consultores de viagem de luxo (bastante comuns nos Estados Unidos), tendo faturado, apenas em 2017, US$ 23,7 bilhões. É o crème de la crème do turismo de luxo mundial. Pense em café da manhã para duas pessoas ao longo da estadia, upgrades  de quarto, vouchers  de US$ 150 para serem usados no restaurante ou no spa  do hotel, diárias cortesia, early check-in, traslados e tarifas exclusivas (não tudo junto, no entanto; saiba como encontrar sua agência Virtuoso ao fim da matéria). Apesar de a tecnologia ter feito com que muitos viajantes fechem suas viagens de forma independente, sem intermediários (seja diretamente pelos sites  e aplicativos de companhias aéreas e hotéis ou através de plataformas como o Booking, o que sempre levanta a discussão sobre a função dos agentes de viagem no século 21), a dinâmica do mercado de viagens de luxo segue ainda baseada na relação de confiança entre viajantes e seus agentes de viagem.  Afinal de contas, é só quando acontece algum problema que a gente descobre o perrengue que é falar com alguém dessas empresas que vendem online. E ligar ou mandar uma mensagem por whatsapp  para o seu agente de-carne-e-osso, com experiência e boas conexões, é sempre muito mais fácil e eficaz. O consultor de viagens Virtuoso não só possui um importante repertório de informações para que você economize tempo ao tomar decisões (e decisões acertadas, até porque muitos são especializados, seja em esportes de inverno, em viagens de aventura ou ainda em viagens de casamento), mas também oferece acesso a experiências exclusivas (nem sempre divulgadas na internet) e o principal: total suporte e responsabilidade antes, durante e depois da viagem. É esse tipo de atenção e comprometimento que a internet  simplesmente ainda não consegue substituir.

VIRTUOSO WEEK: A SEMANA DE MODA DO TURISMO DE LUXO MUNDIAL

IMG_2300
Apenas uma das dezenas de salas onde acontecem as reuniões da Virtuoso Travel Week. Imagem: Shoichi Iwashita
Foi só quando participei da 30ª edição da Virtuoso Travel Week, evento exclusivo para associados que acontece anualmente em Las Vegas no mês de agosto, que tive a real dimensão do que é a rede Virtuoso. Em seis dias, 6071 profissionais do turismo vindos de 100 países realizaram — além das festas memoráveis, afinal de contas trabalhar nesta indústria é ter sempre o prazer de estar rodeado de pessoas interessantes — quase trezentas e trinta e três mil reuniões  ao estilo speed-dating: com apenas quatro minutos cada, todas com hora marcada, direito a telões espalhados pelas muitas salas com um cronômetro e aviso em alto e bom som “faltam 30 segundos” (fiquei só imaginando como é programar um sistema que cruza a agenda de mais de seis mil participantes em seis dias, distribuído em três hotéis enormes de Las Vegas, sem erros). Um volume absurdo de conexões e informações, capazes de deixar seu cérebro sobrecarregado de inspirações pelos próximos 365 dias. Impressionante também é a capacidade que os expositores têm em comunicar o essencial e o necessário em tão pouco tempo; uma arte que desenvolvem com o tempo, me disseram muitos. Nas conversas ultrarrápidas entre agências de turismo e hotéis, por exemplo, são abordadas novidades sobre a propriedade ou a possibilidade de o hotel em atender a alguma demanda específica de um cliente da agência. (A Simonde teve a honra de ter como media ambassador durante a Virtuoso Week a maior agência de turismo de luxo do Brasil, a Teresa Perez, cujas reuniões eu tive a oportunidade de acompanhar).

DADOS RELEVANTES SOBRE O MERCADO DE TURISMO DE LUXO

Além de atuar como um conector entre importantes players  da indústria do turismo de luxo e ser um selo reconhecido tanto por hotéis e viajantes sofisticados (dizem nos bastidores que hotéis tratam melhor hóspedes Virtuoso que portadores de cartões de crédito Amex Black Centurion), a Virtuoso também é um importante termômetro do mercado, realizando inúmeras pesquisas e conseguindo transformar uma quantidade enorme de dados em interessantes insights comportamentais. Nesta Virtuoso Week, dos muitos fóruns e painéis, foram divulgados, por exemplo, o crescimento das chamadas skip-gen travel, viagens em que avós viajam com os netos sem os pais (e quais são as melhores viagens para que ambas as gerações aproveitem); o fato de que os millennials são três vezes mais comprometidos com experiências que tenham como motto a sustentabilidade se comparados com seus antecessores da Geração X (nascidos entre 1966 e 1976); de que os viajantes Virtuoso gastam em média US$ 600 por diária de hotel; ou ainda que o Brasil é o segundo destino dos clientes Virtuoso na América do Sul, atrás do Chile, e que, depois de um período de estagnação entre 2015 e 2016, as vendas para o Brasil como destino aumentaram 11% em 2017. Em um dos fóruns de que eu participei, também foi interessante saber que existem famílias norte-americanas que possuem um orçamento anual para as viagens, que já estão todas  planejadas, para a família toda, pelos próximos três anos; principalmente famílias que enxergam as viagens como um importante fator na educação dos filhos. (E uma vez que o inventário de experiências únicas é pequeno — como as suítes mais especiais em certas épocas — e o número de milionários no mundo não para de crescer, planejar as viagens com cada vez mais antecedência é essencial para aproveitar o que o mundo tem de melhor). E tem também o eterno questionamento sobre o que é “luxo”, esse conceito cada vez mais subjetivo e de difícil definição: se vale a pena gastar dinheiro com luxo (impressionantes 45% dos entrevistados em uma das pesquisas dizem que é “desperdício”); a dificuldade de experimentar o luxo e depois voltar a viajar de forma mais econômica (76% concordam com essa informação); ao mesmo tempo em que 86% dos clientes Virtuoso preferem pagar pela tarifa cheia se isso significar que eles terão o melhor serviço, e também dispostos a gastar mais em viagens de luxo no próximo ano (62% concordaram fortemente com essa afirmação).

QUAIS SÃO AS AGÊNCIAS VIRTUOSO MAIS PRÓXIMAS DE VOCÊ?

Sim, para aproveitar todos os benefícios é preciso que a sua viagem seja fechada através de uma agência associada à Virtuoso. E para encontrar o consultor mais próximo, basta acessar o site www.virtuoso.com.br, clicar em Encontrar um consultor (que te leva para o site  em inglês), escolher para qual destino você deseja um especialista, que tipo de viagem você busca e, aí, clicar em Find an Advisor. Uma vez na página de resultados, basta selecionar o país ou a cidade onde você está e contatar o consultor mais próximo. No Brasil, existem 145 consultores Virtuoso (muitos das mesmas agências): 84 na cidade de São Paulo, 17 em Porto Alegre, 15 no Rio de Janeiro, oito em Belo Horizonte, seis em Fortaleza e em Florianópolis, cinco no Distrito Federal, três em Curitiba, e duas em Goiânia. E no site, tem o nome, a foto e o contato de todos eles.

E NÃO É QUALQUER AGÊNCIA…

O processo para uma agência de viagem se tornar associada Virtuoso não é fácil: ela só acontece mediante convite, depois de uma análise detalhada do perfil e do histórico da agência, e o volume de vendas para os parceiros Virtuoso (e uma vez que são aceitos, precisam manter um volume de vendas mínimo, além de pagar uma anuidade que dá direito à utilização do selo, à rede de parceiros e a todos os programas de treinamento e formação Virtuoso). LEIA MAIS: — Hotéis Palace: a distinção máxima da hotelaria francesa — The Brando, Taiti e suas ilhas: Sem bangalôs sobre águas e piscinas infinitas, um dos melhores e mais caros hotéis do mundo é zero-ostentação — As viagens mais incríveis de volta ao mundo, por ar, por terra e por mar
Arte-Banner-Instagram-Divulgacao-10
Shoichi Iwashita

Compulsivo por informação e colecionador de moleskines com anotações de viagens e restaurantes, Shoichi Iwashita se dedica a compartilhar seu repertório através das matérias que escreve para a Simonde e revistas como Robb Report Brasil, TOP Destinos, The Traveller, Luxury Travel e Unquiet.

Este post ainda não tem comentários.
Deixe um comentário
Seu endereço de email não será publicado junto com o comentário.