T Fondaco Dei Tedeschi: Vista de tirar o fôlego de Veneza no posto comercial que resgata a história da Serenissima

Calle del Fontego dei Tedeschi

ao lado da ponte Rialto

Parada de vaporetto mais próxima: Rialto

39 041 314-2000

De outubro a março

Todos os dias:

Das 10h às 17h

De abril a setembro

Todos os dias:

Das 10h às 20h

Desde 2016

Site, clique aqui

Instagram, clique aqui

Nas viagens, prefiro sempre passar meu tempo em museus, restaurantes e cafés (acompanhado de livros, revistas, jornais, computador e celular) que em lojas. Mas na cidade que construiu sua glória sendo a ligação comercial entre o Ocidente e o Oriente entre os séculos 13 e 16, talvez faça sentido escrever sobre uma loja que resgata essa herança. Ainda mais 1. se essa loja ocupar uma antiga e gigantesca residência-depósito de um rico mercador de origem alemã construída no século 13 — a maior construção de Veneza com sete mil metros quadrados —  cujo volume de mercadorias representava metade dos impostos faturados pela Sereníssima República de Veneza (por razões de segurança, os comerciantes tinham de armazenar suas mercadorias debaixo de seus olhos); 2. se esse edifício quadradão do ladinho da Rialto no Gran Canale — dá para chegar de barco! — tiver sido redesenhado pelo arquiteto holandês Rem Koolhas, com participação especial de Philippe Starck nos projetos do café e do restaurante (há mais de trinta anos o designer  francês mora em Burano, uma ilha vizinha à Murano); 3. se, além de vender uma seleção de produtos — entre roupas, acessórios, produtos de beleza e joias — de mais de 300 marcas de luxo, na maioria italianas, ela também resgatar tesouros do savoir-faire veneziano (esqueça máscaras e souvenires made in China e pense em tecidos riquíssimos, vidros de Murano, rendas de Burano, camisetas listradas e chapéus de gondoleiros feitos por artesãos locais); e 4. se eu disser ainda que depois de subir uma cinematográfica escada rolante vermelho-escarlate com — uma cor que só os muito ricos tinham acesso 600 anos atrás — e passar por um espaço expositivo de arte contemporânea, você chega a um terraço que oferece uma vista 360 graus, talvez a mais bela de toda a Veneza? (Só outras altane  particulares — esses terraços sobre as casas em Veneza — possuem vista semelhante; num dia sem nuvens dá até para ver os picos dos Alpes italianos.)

Indo a pé da Piazza San Marco, naquela confusão das ruas estreitas e curvas de Veneza, não dá mesmo  para imaginar o que você vai encontrar ao adentrar a T Fondaco Dei Tedeschi pela Calle del Fontego, a primeira presença na Europa da DFS, um grupo de Hong Kong — hoje pertencente ao conglomerado de luxo LVMH — que possui 420 lojas em quatro continentes e comercializa produtos de mais 700 marcas, incluindo a grande maioria das marcas mais desejadas do mundo.

Durante o auge da Serenissima (Veneza entra em decadência com as navegações portuguesas e espanholas, quando o comércio entre a Europa e o Oriente no mar Mediterrâneo entra em decadência), era em Veneza que ricos e nobres europeus encontravam não só sedas, especiarias, perfumes e pedras preciosas, mas também conhecimento, arte e cultura financiados pelo sucesso econômico da República. O mundo mudou, mas a T Fondaco dei Tedeschi (fondaco  quer dizer posto comercial, mas em veneziano diz-se “fondego” ) nos traz de volta um pouco desta história da forma mais atraente possível.

LEIA TAMBÉM:

— Fondazione Prada: Quando uma ex-comunista cria uma das mais belas instituições de arte privadas do mundo

— Milão: As três igrejas imperdíveis além do Duomo

— O vinhedo de Leonardo da Vinci, um belíssimo passeio pela Milão renascentista

t-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-2Ao lado da Rialto, dá para chegar à Fondaco tanto a pé da Piazza San Marco quando de vaporetto ou barco particular. Imagem: Divulgação t-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-1Entre os séculos 13 e 16, o pátio interno do Fodaco era ponto de encontro entre mercadores e clientes. Imagem: Divulgação t-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-8A altana da loja com vista 360 graus para toda a Veneza. Imagem: Shoichi Iwashitat-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-3Uma das entradas da loja. Não dá para imaginar o que você vai encontrar lá dentro. Imagem: Divulgação t-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-4Além do restaurante e café, você encontra os melhores produtos gastronômicos da região. Imagem: Shoichi Iwashita t-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-5A galeria para exposições de arte no quarto andar. Imagem: Divulgação t-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-6A cinematográfica escada rolante, parte do projeto de Rem Koolhas e OMA. Imagem: Divulgação t-fondaco-dei-tedeschi-dfs-lvmh-veneza-italia-loja-terraco-incrivel-1100-7O Fondaco dei Tedeschi em uma pintura do século 18, de autoria desconhecida. Imagem: Reprodução internet
Arte-Banner-Instagram-Divulgacao-10

VEJA MAIS


shoichi.simonde@gmail.com