Tributo Versace para a Client, por Didio

O lindo e loiro Fernando Pessiquelli, 19 anos, vestido apenas com uma colcha de veludo da coleção casa da Versace

Gianni Versace era um pioneiro: foi um dos primeiros estilistas que ficou MILIONÁRIO com a moda (sua fortuna sempre gerou rumores); foi um dos primeiros que transformou suas roupas em estilo de vida, criando móveis, roupas de cama, porcelanas, cristais com os melhores fabricantes do planeta; foi um dos primeiros que abriu loja no Brasil, quando as marcas de luxo ainda inexistiam nos Jardins paulistanos.

Eu era apaixonado pelos excessos, pela releitura coloridíssima do barroco e pelo sex appeal de sua moda (na época, diziam que as esposas vestiam Armani, as amantes, vulgares, Versace). Numa era pré-internet, sua paixão pelas artes plásticas e decorativas, sua coleção de arte, sua ousadia nos catálogos e livros fotografados pelos maiores fotógrafos de moda do mundo (ele não se privava de colocar homens nus com TUDO à mostra nos seus catálogos e eu sempre ficava observando elegantes senhoras nas lojas folheando e se surpreendendo) me fascinavam. Comprava tudo (com a Meg Andrighetto, que até hoje trabalha na loja Versace dos Jardins e sempre serei grato à d. Janete Boghosian, que me trazia de Milão as coisas que nunca iam chegar aqui :-): dos livros às roupas de cama, passando por fragilíssimas flûtes de champagne — quase “imbebíveis” — de 30 cm de altura.

Gianni morreu e eu perdi sua referência (no dia do seu assassinato, em julho de 1997, eu estava indo buscar duas calças que tinham ficado para ajuste na loja da Montenapoleone, quando me deparei com as portas fechadas e um papel afixado comunicando o luto). Mas, o fotógrafo Didio me deu a oportunidade de resgatar essa memória quando me falou de um tributo ao Versace que ele faria para a revista britânica de moda masculina Client. E emprestei minhas coisas — guardadas há muito — para servirem de coadjuvantes para a beleza nua e estonteante dos modelos Danilo BorgatoFernando Pessiquelli, Lucas Parisi e Ree Ainati, num editorial que eu tive a SORTE de ajudar a produzir, relembrando minha época de Vogue Homem, com o pra-sempre-querido Giovanni Frasson.

O resultado SEXY-AS-HELL-and-SOOO-Versace você confere abaixo. Veja no browser, em monitor GRANDE. Essas fotos são out-takes, fotos que não foram publicadas na Client, exclusiva e gentilmente cedidas para a Simonde. Para ver o editorial completo, é só comprar a revista britânica, aqui.

client-magazine-cover-620
A capa do número 12 da revista britânica de moda masculina Client, onde está o editorial tributo ao Gianni Versace, fotografado por Didio. Imagem: Reprodução.

VEJA MAIS


shoichi.simonde@gmail.com