Gastronomia: Um dos grandes diferenciais dos cruzeiros de luxo #publi

O serviço à la française da Ponant, única companhia de cruzeiros cujos navios portam a bandeira francesa e que conta com pães e viennoseries da Maison Lenôtre, pâtisseries Ladurée, chás do Palais des Thés, champagne Veuve & Clicquot a bordo. Imagem: Divulgação

Minha grande decepção com cruzeiros em navios grandes foi a comida sempre bem mediana, quando não medíocre (não é tão ruim quanto comida de avião, no entanto). E como raramente conseguimos jantar em terra, quando chega o quarto ou o quinto dia, vai batendo aquele desespero e vontade de comer comida de verdade.  Nos cardápios de sobremesa, por exemplo, tanto o cheesecake  de manga com coco como o parfait  de chocolate têm o mesmo sabor de um creme gorduroso (e eu desafio você a identificar os sabores da manga e do coco citados na descrição). Com relação às pizzas, que nos salvam muitas vezes da fome quando você perde o jantar porque o horário é fixo — e são eles que decidem que horas, em qual mesa e até em quais cadeiras você vai jantar, e pode ser que você não consiga jantar um único dia com familiares e amigos —, apesar de boas e das quatro ou cinco opções de sabores, só se sente o sabor da massa com molho de tomate e uma sujeira de queijo. Sem falar no serviço impessoal e na falta de opções saudáveis. Já nos navios menores e megaiates luxo, a história é completamente  diferente: até por conta da menor quantidade de passageiros (no máximo 600 por navio, contra 4.000, 5.000 dos navios maiores), além da liberdade de se poder jantar a qualquer hora e sem lugares marcados, companhias de cruzeiros como Seabourn, Silversea e Ponant investem bastante em bons ingredientes e contratam a expertise — e a marca — de grandes chefs  do mundo para trazer a melhor comida a bordo. Confira abaixo os nomes e os estilos de experiências gastronômicas de cada uma dessas companhias.

PONANT E L’ART DE VIVRE À LA FRANÇAISE

gastronomia-a-bordo-cruzeiros-de-luxo-seabourn-silversea-ponant-paul-gauguin-cruises-1200-4gastronomia-a-bordo-cruzeiros-de-luxo-seabourn-silversea-ponant-paul-gauguin-cruises-1200-3Na única companhia de cruzeiros do mundo a portar a bandeira francesa, a Ponant faz questão de oferecer, não importa em que lugar do mundo, uma experiência completa na art de vivre à la française. Queijos do Hexagon  (um dos apelidos da França), pães e viennoseries da Maison Lenôtre, pâtisseries Ladurée, chás do Palais des Thés, champagne Veuve & Clicquot fazem parte do dia a dia do cruzeiro. E cada megaiate Ponant possui sempre dois restaurantes: um gastronômico e um grill. E para toda a criação dos cardápios e treinamento das equipes a companhia contou com a parceria com o Ducasse Conseil, a empresa de consultoria do Alain Ducasse, o segundo chef com mais estrelas Michelin no mundo atrás apenas de Joël Robuchon, com 18 macarons em seus restaurantes — são mais de 20 — espalhados por Paris, Mônaco e Londres. {Saiba tudo sobre a Ponant em nossa matéria exclusiva sobre a companhia, clicando aqui.} Para reservar ou saber mais informações sobre as saídas dos cruzeiros Ponant, é só acessar Qualitours.com.br ou então ligar para 11 2175-7703 se estiver na cidade de São Paulo ou 4003-3892 a partir de qualquer cidade do Brasil.

NA SEABOURN, O GRANDE CHEF DOS ESTADOS UNIDOS: THOMAS KELLER

gastronomia-a-bordo-cruzeiros-de-luxo-seabourn-silversea-ponant-paul-gauguin-cruises-1200-2gastronomia-a-bordo-cruzeiros-de-luxo-seabourn-silversea-ponant-paul-gauguin-cruises-1200-1 A companhia de cruzeiros Seabourn tem como consultor o maior chef  norte-americano dos Estados Unidos (todos os outros na terra do Tio Sam são estrangeiros): Thomas Keller, o proprietário dos icônicos French Laundry (Califórnia) e Per Se (Nova York), ambos reconhecidos com três estrelas pelo guia Michelin e na lista dos 100 melhores restaurantes do mundo. No The Grill, o restaurante gastronômico assinado por Keller, os viajantes só têm direito a jantar uma vez por viagem (isso se fizer reserva com 15 dias de antecedência), e não espere encontrar as receitas elaboradas de seus restaurantes. Aqui, são as releituras de pratos típicos norte-americanos que fazem sucesso, como um steak ao estilo nova-iorquino servido com mac’n cheese seguido por um sundae. Para os outros dias, o destino será o restaurante principal dos navios Seabourn, The Restaurant, ou o mais informal The Colonnade, onde os passageiros encontrarão pratos também assinados pelo chef. No Seabourn Encore, tem ainda um restaurante de sushi. {Confira nossa matéria exclusiva sobre a Seabourn, clicando aqui.} Para reservar o seu cruzeiro Seabourn, é só acessar Qualitours.com.br ou então ligar para 11 2175-7703 se estiver na cidade de São Paulo ou 4003-3892 a partir de qualquer cidade do Brasil.

SILVERSEA: DA ITÁLIA PARA OS MELHORES SABORES DO MUNDO

silversea-qualitours-cruzeiros-navios-de-luxo-1200-6silversea-qualitours-cruzeiros-navios-de-luxo-1200-3O grande destaque da companhia italiana de cruzeiros de luxo Silversea é o restaurante La Dame, fruto de uma parceria com a Relais & Châteaux, a associação internacional de hotéis boutique independentes e restaurantes gastronômicos, presente em seis navios (de nove) atualmente em operação da companhia, incluindo os dois recém-lançados Silver Muse e Silver Spirit. (Outra opção é o La Terrazza, especializado em gastronomia italiana.) Nos novos — e maiores — navios Silver Muse e Silver Spirit, além dos restaurantes fixos The Restaurant e The Grill, presentes em todos os navios (inclusive nos de expedição), há mais opções, como o Atlantide, especializado em frutos do mar; o Indochine, uma viagem pela Índia, Tailândia e Vietnã; e o Spaccanapoli, com a autêntica pizza napoletana. No Spirit tem ainda o Seishin, de culinária asiática, e no Muse, o Kaiseki, de gastronomia japonesa. Atenção pois a Silversea cobra um fee de reserva pelos specialty restaurants. {Confira os diferenciais de viajar pelos mares com a Silversea, clicando aqui.} 

PAUL GAUGUIN E A HERANÇA FRANCO-POLINÉSIA

Built specifically to navigate the islands of French Polynesia, The Gauguin features a small size that allows her to maneuver from open ocean to shallow lagoon as nimbly as a yacht.
Jean-Pierre Vigato, o chef  estrelado com uma estrela Michelin pelo lindo Apicius em Paris, deixou recentemente seu restaurante para assumir novos projetos passando o bastão para Mathieu Pacaud, que acumula seis estrelas em três restaurantes. Mas o célebre Vigato segue sendo o chef  responsável pela gastronomia do navio Paul Gauguin que faz cruzeiros pela Polinésia Francesa, Fiji, Tonga. São três restaurantes no navio: 1. o mais casual The Grill, com especialidades locais; 2. o L’Étoile, o restaurante principal com decoração sofisticada; e 3. o La Veranda, o restaurante gastronômico, assinado pelo chef  Jean-Pierre Vigato. {Saiba por que um cruzeiro pela Polinésia Francesa pode ser uma experiência interessante ao viajar para o Taiti, clicando aqui.}

OCEANIA: CHEF-CELEBRIDADE E CARDÁPIO VEGANO

Apresentador de programas de culinária na TV americana, autor de dezenas de livros, cozinheiro de três presidentes franceses (incluindo Charles de Gaulle) e reitor do International Culinary Center de Nova York, Jacques Pepin é o diretor de culinária da norte-americana Oceania Cruises, sendo responsável por toda a gastronomia dos sete navios da Oceania, e ainda tem restaurantes que levam seu nome nos navios Marina e Riviera (mas as criações do restaurante Jacques podem ser degustadas no restaurante principal, The Grand Dining Room, de todos os outros navios). A Oceania também disponibiliza cardápio vegano assinado pelo célebre Canyon Ranch Spa e ainda um restaurante enogastronômico — com jantares harmonizados — em parceria com a revista norte-americana Wine Spectator, uma das bíblias do mundo do vinho cujos rankings são levados em grande consideração pelos enófilos (apenas a bordo dos navios Marina e Riviera, com a cobrança de uma sobretaxa pelos vinhos).

RESERVE SEU CRUZEIRO:

Para saber mais sobre todos os cruzeiros citados nesta matéria, consulte um consultor da Qualitours através do site, clicando aqui, ou ainda pelo telefone 11 2175-7703 se estiver na cidade de São Paulo ou 4003-3892 a partir de qualquer cidade do Brasil.

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