Refletindo sobre o bife alla parmigiana
“De todos os pratos que não fazem sentido, o bife alla parmigiana é o campeão. Começa-se com um bife à milanesa (ou um schnitzel). A carne é envolvida em farinha de trigo, ovo e pão ralado, frita em óleo ou azeite, que resulta em uma casca quente e crocante. Então, despeja-se uma grande quantidade de molho de tomate e queijo no bife à milanesa, e leva-se ao forno para gratinar. Resultado: a casquinha crocante fica murcha e o prato fica insuportavelmente pesado. Acho que inventaram esse prato para reaproveitar o bife à milanesa que sobrou; só assim eu entenderia o bife alla parmigiana. Por isso, Shoichi, estou pensando em desconstruir a receita parmigiana e proponho um bife à milanesa, acompanhado de bolinhos de queijo e molho de tomate (à parte). Assim fica tudo na textura certa, o que acha?” (Lucia B. Lamberti, no Facebook, em 26 de agosto de 2013)
Já desconstruíram a feijoada. Descontruir o bife alla parmigiana seria GENIAL. 🙂
P.S. Um dos pratos tradicionais da Sicilia, a ilha no extremo Sul da Itália, é o melanzane alla parmigiana, que é a berinjela apenas frita (não empanada) e coberta com molho de tomate e queijo parmesão que vai ao forno para gratinar. O nosso bife alla parmigiana seria a cotoletta alla bolognese, um prato típico da Bologna, região no Norte da Itália, também um escalope de carne empanado com molho de tomate e queijo, que pode ser o parmesão, gratinado. Já o bife apenas empanado, ou Wiener Schnitzel (“escalope à moda de Viena”) é conhecida na Itália como cotoletta alla milanese (porque seria tradicional de Milão na Lombardia, Norte da Itália, região vizinha à Bologna), assim como nós usamos por aqui o termo à milanesa.
Faz sentido…. mas eu adooro! Rs rs
Pois é, tia Ana Cláudia, eu também adoro. Mas é preciso colocar o queijo e o molho rapidinho e servir. Assim, dá ainda pra sentir a texturinha crocante da milanesa, né? :- ) Beijo grande e obrigado por comentar aqui na Simonde!